retina

Cientistas da Universidade de Gottingen chegaram à conclusão depois de estudar grupo de primatas com comportamento social mais próximo dos seres humanos

Cientistas da Universidade de Gottingen, na Alemanha, acabam de publicar um estudo mostrando que para a maior dos homens a tradicional saída com os amigos pode ser um fator essencial para controlar os níveis de estresse.

De acordo com a pesquisa, encontrar amigos pode ser mais eficaz em diminuir a ansiedade de um homem adulto do que uma noite com a parceira ou mesmo com a família.

macacosMacacos de Gibraltar são os primatas que mais se parecem com os seres humanos no comportamento social

A descoberta foi feita com base em estudos realizados com um grupo de Macacos de Gibraltar (Macaca Sylvanus), considerado o primata com o comportamento social mais aproximado dos seres humanos. 

Para chegar a essa conclusão, os cientistas da Universidade de Gottingen analisaram não só o comportamento dos símios em momentos de descontração com outros machos ou com suas parceiras, mas também mediram os níveis de hormônios ligados ao estresse em diferentes situações.

Curiosamente, os cientistas descobriram que doenças relacionadas ao estresse só ocorriam em macacas fêmeas ou macacos machos com parceiras fixas que não tinham a oportunidade de socializar com outros macacos machos. 

A falta de socialização entre os macacos machos estudados também se mostrou prejudicial à saúde geral dos primatas e em relação a condição física. O estudo foi publicado no jornal da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

FONTE: ISTOÉ

A iretina 3

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Curta nossa página no Facebook!

 

Foto Esau

mendes 

Técnicas Agrícolas Fáceis

fazenda2 

A MELHOR RÁDIO DO BRASIL

UMAP-VCA

umap-555dfe

Parceiro

naturagua

NOSSOS ACESSOS PELO MUNDO!